Dúvidas Frequentes
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre instalação ou uso do Bird ID, consulte abaixo nossa lista de perguntas frequentes.
Dúvidas gerais
Senhas
Sincronismo
Créditos
Dúvidas gerais
Dúvidas Gerais
Dúvida Geral
- Como e onde posso utilizar o Bird ID?A utilização do Bird ID é baseada no código OTP gerado no app. Ele é responsável por validar o uso. Pode ser utilizado em plataformas com integração com a nuvem como Gov.br ou em qualquer site sem a integração por meio do Bird ID Desktop, ferramenta que habilita o computador para reconhecer o certificado.
- Posso assinar documentos através do aplicativo Bird ID?Não. O aplicativo do Bird ID é apenas um validador para uso do certificado, ele não tem funcionalidades de assinatura de documentos. Você pode assinar documentos em seu computador, caso tenha o Bird ID Desktop instalado. Neste caso, você precisará utilizar o aplicativo para informar o número OTP quando for fazer a assinatura.
- Como faço para instalar o Bird ID Desktop no meu computador?Acesse o suporte clicando aqui Nesse link poderá baixar o programa conforme o sistema operacional do computador.
- O que é a recarga BirdID?A Recarga Bird ID é uma novidade que permite que você adquira novos créditos para o seu Certificado em nuvem, de acordo com a sua necessidade de uso, sem precisar realizar uma nova entrevista de validação até que ele expire.
- Por que preciso recarregar o meu BirdID?Pois é por meio dos créditos do Bird ID que é possível fazer o uso do certificado, tanto para logins e validação em sites quanto para assinaturas digitais. Sem créditos no Bird ID não é possível fazer estas transações.
- Quais são as vantagens da recarga BirdID?
- Escolher o plano mais adequado para você, de acordo com o seu uso;
- Fazer economia por comprar somente os créditos que precisa;
- Acompanhar e gerenciar facilmente o saldo dos novos créditos direto no aplicativo Bird ID;
- Ter a possibilidade de migrar para um outro plano a qualquer momento;
- Ter liberdade para usar os créditos por um período de até 12 meses após a contratação. Apenas a recarga de 5 mil assinaturas possui a validade de 12 meses. As recargas de 50 assinaturas têm validade de 3 meses, e as de 5 assinaturas, validade de 1 mês
- Como adquirir um novo plano de créditos?A recarga do seu Bird ID pode ser feita diretamente na nossa loja virtual. Clique aqui para escolher o seu Plano e realizar a recarga. Lembre-se: para realizar a recarga do seu Bird ID, é necessário que o seu Certificado Digital esteja ativo.
- Comprei créditos mas não estão disponíveisA ativação dos créditos na sua conta Bird ID é feita assim que o pagamento for efetivado pela instituição financeira. Pagamentos por boletos levam até 3 dias úteis para serem confirmados. Já os realizados por cartão, podem levar até 1 hora para serem aprovados pela operadora do cartão. Assim que o pagamento for efetuado, você receberá um e-mail de validação da compra. Fique atento à caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
- Como cancelar a compra dos meus créditos?Você tem até 7 dias para solicitar o cancelamento da compra da Recarga Bird ID. Para solicitar o estorno da compra, envie um e-mail no formulário de nosso site pela nossa página de contato informando o número do pedido após a realização da compra. A equipe responsável retornará em até 2 dias úteis.
- Como consultar meu saldo?No android a consulta pode ser feita diretamente no seu aplicativo Bird ID. Após acessar o app, clique em “Identidade” e, em seguida, em “Plano Assinado”. Pronto, você sempre tem na mão o controle do seu Certificado Digital. No Iphone não é possível conferir pelo aplicativo. Ambos são possíveis pelo próprio painel do Bird id. Outra opção: A consulta pode ser feita diretamente no seu aplicativo Bird ID. Clique aqui para acessar seu plano assinado. Pronto, você sempre tem na mão o controle do seu Certificado Digital.
- Quais transações serão descontadas dos meus créditos?Sempre que utilizar seu certificado digital para alguma assinatura ou acesso a algum site será descontado do seu plano uma transação.
- Qual a validade dos créditos? Eles são cumulativos?Os créditos podem ser usados pelo período de até 12 meses, após a sua contratação. Apenas a recarga de 5 mil assinaturas possui a validade de 12 meses. As recargas de 50 assinaturas têm validade de 3 meses, e as de 5 assinaturas, validade de 1 mês Caso não sejam utilizados nesse período, serão acrescidos ao seu saldo total no momento de uma nova recarga.
- Qual a diferença entre recarga e renovação?A recarga do seu Bird ID é a contratação de um novo Plano de Créditos, com transações disponibilizadas dentro do período de até 12 meses. A recarga de 5 mil assinaturas possui a validade de 12 meses. As recargas de 50 assinaturas têm validade de 3 meses, e as de 5 assinaturas, validade de 1 mês. Já a renovação é a extensão do prazo de validade do Certificado Digital. O seu Bird ID tem prazo de validade de 5 anos, contados a partir da data de emissão do mesmo. Ela pode ser feita presencialmente ou de forma online, estendendo a validade do seu Certificado por mais 5 anos
- Conseguirei usar meu Bird Id sem plano de créditos ativo?Não, para usar o seu Bird ID é necessário ter créditos disponíveis para uso.
- O que é a senha de emissão?Essa senha, como o próprio nome diz, é a senha de emissão do certificado, é por meio dela que é possível realizar a baixa do certificado para o painel.
- Esqueci minha senha de emissão, como recuperar?Caso tenha sido feito por videoconferência e tenha se esquecido da senha de emissão, não há como recuperá-la. Já se o certificado tiver sido feito presencialmente, então você poderá solicitar uma cópia do documento reservado onde constam os dados de emissão.
- O que é a senha do Portal Bird ID?Essa senha é basicamente a senha mais importante do seu certificado. Ela é a senha que permite sincronizar novos dispositivos e acessar o painel do bird.
- Mudei de celular e agora?É possível sincronizar o novo celular com o Bird id, você deve baixar o app Bird id no novo dispositivo, abri-lo e criar a senha do aplicativo. Uma vez no app, acessar as 3 barrinhas da lateral esquerda e clicar na opção sincronizar, feito isso basta preencher com o CPF e a senha do portal.
- Para sincronizar utiliza qual senha?Para sincronizar o Bird id é necessário especificamente da senha do portal, criado quando o certificado foi emitido.
- Meus créditos acabaram. Preciso comprar outro Bird ID?Não, basta fazer a aquisição de novos créditos para continuar utilizando.
- Onde posso comprar créditos?A aquisição pode ser feito pelo site da Soluti.
- Como e onde posso utilizar o Bird ID?A utilização do Bird id é baseada no código OTP gerado no app, ele é responsável por validar o uso. Pode ser utilizado em plataformas com integração com a nuvem como Gov.br ou em qualquer site sem a integração por meio do Bird id desktop, ferramenta que possibilitara o computador para reconhecer o certificado.
- Posso assinar documentos através do aplicativo Bird ID?Não, o aplicativo do Bird id é apenas um validador para uso do mesmo, ele não tem funcionalidades de assinatura de documentos.
Senhas
Senha
Senhas
- O que é a senha de emissão?Essa senha, como o próprio nome diz, é a senha de emissão do certificado, é por meio dela que você consegue fazer a instalação do seu certificado no seu celular e no seu computador e também é através dela que é possível realizar a baixa do certificado para o painel do Bird ID.
- Esqueci minha senha de emissão, como recuperar?Caso você tenha sido atendido por videoconferência e tenha se esquecido da senha de emissão, não há como recuperá-la. Neste caso será necessário entrar em contato com nossa central de atendimento e solicitar a revogação do certificado para a emissão de um novo. Já se você tiver sido atendido presencialmente, então você poderá solicitar uma cópia do documento reservado onde constam os dados de emissão, comparecendo na loja onde fez o certificado acompanhado do seu documento de identificação com foto. Somente o titular pode solicitar este documento.
- O que é a senha do aplicativo?Esta senha serve de proteção para o aplicativo, para evitar que outras pessoas que mexem no celular tenham acesso ao seu certificado.
- O que é a senha do Portal Bird ID?É a senha que permite sincronizar novos dispositivos e acessar o painel do Bird ID (portal.birdid.com.br) para fazer a gestão dos certificados. Ela é criada quando você instala o certificado no seu celular pela primeira vez.
- Esqueci minha senha do Portal do Bird ID, como recuperar?Para recuperar a senha do portal basta clicar em “esqueci a senha do portal”, será enviado um e-mail com instruções para a criação de uma nova senha.
Sincronismo
Sincronismo
Sincronismo
- Mudei de celular e agora, como procederÉ possível sincronizar o novo celular com o Bird iD. Você deve:
- Baixar o app Bird ID no novo dispositivo;
- Abrir o aplicativo;
- Criar a senha de acesso ao aplicativo;
- Acesso o menu lateral;
- Clique na opção “Sincronizar dispositivo”;
- Digite seu CPF e a senha do Portal Bird Id.
- Para sincronizar, qual senha devo utilizar?Para sincronizar o Bird ID é necessário especificamente da senha do portal, criado quando o certificado foi emitido. Outra opção: Para sincronizar o Bird ID você deverá utilizar a senha do portal Bird ID (criada quando você configurou o certificado no seu celular pela primeira vez)
Créditos
Créditos
créditos
- Meus créditos acabaram. Preciso comprar outro Bird ID?Não. Basta fazer a aquisição de novos créditos para continuar utilizando.
- Como funciona a recarga Bird ID?Como o Bird ID é um certificado que funciona por meio de créditos, uma vez que eles acabam, não há a necessidade de comprar outro certificado, você pode simplesmente fazer uma recarga com a quantidade de créditos desejadas para continuar utilizando.
- Onde posso comprar créditos?A aquisição pode ser feito pelo site da Soluti. https://www.soluti.com.br/bird-id/recarga-bird-id/c