Dúvidas Frequentes
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre instalação ou uso do Bird ID, consulte abaixo nossa lista de perguntas frequentes.
Sim. Para proporcionar mais segurança e uma experiência ainda melhor, o QR Code utilizado para sincronização passará a ser exclusivo do aplicativo Bird ID. Com essa atualização, ele deixará de ser compatível com outras soluções, como Google Authenticator, Microsoft Authenticator, plugins de navegador e aplicativos de terceiros.
É a senha que será utilizada para sincronizar o seu Certificado Bird ID no aplicativo.
Também é a senha que permite sincronizar seu Certificado Bird ID em novos dispositivos e acessar a Conta Bird ID (BirdID) para fazer a gestão dos certificados. Ela é criada quando você instala o certificado no seu celular pela primeira vez.
O Certificado Bird ID funciona com um sistema de créditos. A cada utilização, seja ela login ou assinatura, um crédito é debitado. Por este motivo é muito importante ficar atento a quantidade de créditos restantes.
O Bird ID pode ser usado para assinatura de contratos, procurações e declarações; também envio do SPED; assinatura de controle de câmbio; acesso ao e-CAC, identificação na Conectividade Social, e envio da declaração do Imposto de Renda, entre outras aplicações.
Ele é compatível com plataformas integradas, como o GOV.BR e com sites não integrados usando o Bird ID Desktop.
Sim, é possível assinar documentos diretamente no aplicativo Bird ID em smartphones e tablets, arquivos na extensão PDF de até 25mb.
Além disso, também é possível assinar documentos no computador utilizando o Bird ID Desktop, com o código OTP gerado pelo aplicativo.
Não armazenamos os documentos assinados.
Não, no momento ao assinar um documento, a assinatura será automaticamente posicionada na parte inferior esquerda da última página dele.
Acesse o guia de instalação clicando aqui.
Nesta página, você encontrará o link para download da versão Desktop do Bird ID.
A recarga Bird ID é o plano de créditos para realizar transações com o Certificado Digital em Nuvem. Você faz a aquisição de créditos conforme o uso, gerando economia e liberdade.
Toda utilização a partir do Bird ID, como assinaturas, logins em aplicações de terceiros e envios de documentos oficiais, consome créditos do seu plano, desde que esteja dentro do período de validade.
Certifique-se de manter créditos disponíveis para continuar usando o serviço.
Você pode recarregar seu Bird ID diretamente pelo aplicativo, via App Store ou Google Play. Também é possível fazer a recarga pelo nosso e-commerce clicando aqui.
Lembre-se: para realizar a recarga do seu Bird ID, é necessário que o seu Certificado Digital esteja ativo.
Tanto no Android quanto no IOS é possível realizar a consulta do saldo diretamente no app Bird ID 4.0, através da seção Meu Plano.
Além disso, também é possível realizar a consulta através da Conta Bird ID na versão para navegadores, clicando aqui.
Os créditos do Bird ID são essenciais para usar o certificado, seja para logins, validações em sites ou assinaturas digitais. Além disso, a data de vencimento do plano deve ser posterior à data da transação para que ela seja realizada.
- Escolher o plano mais adequado para você, de acordo com o seu uso;
- Acompanhar e gerenciar facilmente o saldo dos novos créditos direto no aplicativo Bird ID;
- Ter a possibilidade de migrar para um outro plano a qualquer momento;
- Ter a disposição 3 planos para escolher o que melhor se encaixa com a sua necessidade:
- 1 mês de recarga: 700 transações (350 assinaturas + 350 autenticações)
- 3 meses de recarga: 2400 transações (1200 assinaturas + 1200 autenticações)
- 1 ano de recarga: 10.000 transações (5000 assinaturas + 5000 autenticações)
A ativação dos créditos na sua conta Bird ID é feita assim que o pagamento for efetivado pela instituição financeira. Você receberá uma notificação no aplicativo assim que estiverem disponíveis.
Pagamentos por boletos levam até 3 dias úteis para serem confirmados.
Já os realizados por cartão, podem levar até 1 hora para serem aprovados pela operadora do cartão. Assim que o pagamento for efetuado, você receberá um e-mail de validação da compra.
Fique atento à caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
Você tem até 7 dias para solicitar o cancelamento da compra da Recarga Bird ID.
- Para compras realizadas pelo site: Acesse a página de estornos, preencha o formulário e aguarde o retorno da nossa equipe. O acompanhamento do processo será feito por e-mail.
- Para compras realizadas pelo aplicativo: O estorno deve ser solicitado diretamente na loja de aplicativos utilizada (
Apple Store ou Play Store), seguindo os procedimentos da plataforma.
Para acessar sua conta em um novo dispositivo, basta realizar a sincronização informando seu CPF/CNPJ e a senha da sua Conta Bird ID.
Atenção: Para garantir sua segurança, será necessário validar o acesso por meio da autenticação em dois fatores, que pode ser realizada via e-mail, SMS ou outro dispositivo.
Você pode recarregar seu Bird ID diretamente pelo aplicativo, via App Store ou Google Play. Também é possível fazer a recarga pelo nosso e-commerce clicando aqui.
Lembre-se: para realizar a recarga do seu Bird ID, é necessário que o seu Certificado Digital esteja ativo.